terça-feira, 19 de agosto de 2008

Em reflexão...

Após algumas entradas mal sucedidas, principalmente ontem, em padrões supostamente indicativos de uma reversão de curto prazo no Sistema do HCDT (High Close Doji Trigger) resolvi pensar de que forma poderia filtrar melhor os falsos sinais de inversão de tendência.

Aconteceu-me na UCBP e noutra que agora não me recordo.

Voltei a reler todo o artigo que dá grande valor a 3 aspectos fundamentais e que devem servir para filtrar:
1 - estes sinais devem ocorrer em zonas de Suporte/Resistência
2 - Pontos de Pivot; este é um aspecto que nunca dei muita importância, mas para o qual vou ter mais atenção. O que irei fazer, é procurar sinais em Weekly, calcular os seus pontos de pivot e em seguida, durante a semana, verificar se de facto se notam ou não zonas de suporte e resistência em gráfico diário
3 - Fast Stochastics, o autor fala que este indicador é o mais fiável para rapidamente indicar a confirmação da inversão de tendência

Após esta nova leitura, é imperativo reflectir sobre de que forma esta estratégia se adequa ao meu trading.

Decidi revisitar todos os setups....
Parece-me natural que após o fecho da vela acima do máximo do doji, seja necessário que a vela seguinte se mantenha no domínio dos touros. Logo, a entrada feita no dia seguinte tem de ter a meu ver a seguinte condição:
- o mínimo não pode ultrapassar 50% da vela anterior


De facto estes setups errados devem-se às condições de mercado, que desde ontem se estão a deteriorar (ainda bem que tinha stops apertados) mas mesmo assim verifica-se um elevado numero de falsos sinais.

Com a preciosa ajuda de um leitor do blog consegui obter no screneer não apenas doji "puros", mas também doji´s com menos de 0,20% de diferença o que aumenta consideravelmente o numero de resultados, pelo que podemos ser mais selectivos. (Ver comentários do High Close Doji Trigger)


O que vos proponho, é que também dêem ideias de como usando este setup poderemos filtrar os falsos sinais.
Através de que indicadores? Pensei também no ATR... Digam de vossa justiça, quem sabe poderemos chegar a resultados que sejam positivos para todos.

Aproveito também para dizer que a carteira do blog, vou drasticamente reduzida sendo agora composta por FFIV e EVVV e debaixo de olho a ICON

Abraço e aguardo pelas vossas opiniões
JP

2 comentários:

Anónimo disse...

que te posso ajudar com isso. Ja fiz alguns screeners com estocásticos, RSI e analise de divergência... Diz-me só as condições que queres, ou o que queres especificamente que aconteça que eu dou aí um toquezinho...

JP disse...

Obrigado Jorge pela tua fantástica disponibilidade.

Experimentei os teus screeners e realmente são muito úteis, Acabei por não usar aquele que permite detectar com 2 ou mais dias de diferença, pois acho que assim posso cair no erro da perda do momentum.

O que no fundo pretendo é que os leitores, como tu, dêem sugestões de como posso usar este screener do HCDT, mas filtrando os falsos sinais.

Se tiveres alguma ideia a partilhar agradecia.

Caso possas, dar jeito. Que tal um screener onde num dia faz um doji, no dia a seguir o fecho é superior ao máximo do doji e no dia depois o mínimo não ultrapassa os 50% do comprimento da vela do dia anterior. Vou tentar fazer uma esquema para ser mais perceptível.

Claro que a tudo isto temos de verificar se se encontra ou não numa zona de resistência

Grande Abraço
JP